Skip to main content

Chamada de projetos 2023 para o Fundo de Mídias Comunitárias Indígenas

 

 

Data limite para a aplicação: 15 de fevereiro de 2023

Países elegíveis: Todos os países da América Latina, Caribe e da África são elegíveis para participar, assim como o Canadá e os Estados Unidos. Para a Ásia, apenas os seguintes países são elegíveis: Índia, Filipinas, Indonésia, Nepal, Bangladesh, Vietnã, Malásia.

Valor do Financiamento: As rádios comunitárias Indígenas e outros meios de comunicação comunitários podem solicitar um subsídio de até $ 6.000 dólares americanos; e para propostas de redes de rádio envolvendo três rádios ou mais, até $ 12.000 dólares americanos.

Período de realização dos projetos: Os projetos propostos devem ser concluídos em um período de 6 a 10 meses. 

O Fundo de Mídia Comunitária Indígena no Cultural Survival oferece oportunidades para estações de rádio comunitárias Indígenas e meios de comunicação fortalecerem sua infraestrutura e sistemas de transmissão, além de oferecer oportunidades de treinamento para seus jornalistas comunitários por meio de um programa de subsídios participativo e dinâmico. A iniciativa potencializa os esforços das comunidades para estabelecer e garantir a sustentabilidade do trabalho dos meios de comunicação geridos pelas comunidades Indígenas. Os projetos anteriores financiados incluíram melhorias na organização interna, infraestrutura, capacitação, sistematização de rádio e outras experiências de gerenciamento de mídia comunitária, promoção de legislação e políticas nacionais para defender o acesso à mídia comunitária Indígena e outras estratégias inovadoras que aumentam a participação política e comunitária . Valorizamos muito a participação e inclusão de mulheres, outros gêneros e jovens como prioridade de financiamento de projetos.

Quem é elegível para se candidatar nessa convocatória? 

  1. Rádios comunitárias Indígenas 
  2. Redes de rádios comunitárias Indígenas
  3. Redes ou coletivos de comunicadores Indígenas 
  4. Redes ou coletivos de mulheres comunicadoras Indígenas
  5. Coletivos de muralistas e fotógrafos Indígenas
  6. Outras mídias de comunicação gerenciadas por povos Indígenas: imprensa escrita, televisão comunitária, produção audiovisual e multimídia, intranet e internet comunitárias.

Como se inscrever na convocatória?

Os candidatos devem enviar sua proposta descritiva e orçamento (em inglês, espanhol, francês e português) nos formatos fornecidos pela Cultural Survival para o endereço de e-mail radio@culturalsurvival.org. Adicionalmente, podem enviar ou anexar as suas produções de rádio ou vídeo com a duração máxima de 5 minutos ou portfólio do seu trabalho (escrito, audiovisual, fotográfico ou mural) que corresponda ao projeto apresentado. O Fundo de Mídias Comunitárias Indígenas da Cultural Survival está interessado, mas não está limitado a, projetos de comunicação Indígena que incluam as seguintes estratégias e atividades:

  1. Processos legais para acesso a radiofrequências de emissoras comunitárias Indígenas.
  2. Desenvolvimento institucional que inclua: planejamento estratégico e sustentabilidade financeira, organizacional, legal e de conteúdo; desenvolvimento de um conselho administrativo; desenvolvimento de políticas ambientais e políticas de gênero; e concepção e implementação de sistemas de segurança pessoal, avaliação e monitoramento.
  3. Desenvolvimento de processos de capacitação em audiovisual, escrita e rádio voltados para mulheres e outros gêneros: gravação, edição, produção, jornalismo investigativo comunitário, cobertura de emergência, manutenção, conserto e montagem de equipamentos de rádio.
  4. Desenvolvimento de capacidades em novas tecnologías de comunicação (Streaming, servidores, links, páginas web, rádio online, imprensa digital, TV comunitária, aplicações móveis e programas de software).
  5. Desenvolvimento de conteúdo audiovisual, escrito e de rádio sobre temas relacionados à Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas (DNUDPI) e outras convenções internacionais sobre Povos Indígenas e Mudança Climática; história descolonizada dos Povos Indígenas, fortalecimento da identidade, proteção de terras e dos recursos, desenvolvimento de notícias, direitos das mulheres Indígenas e questões de gênero, patrimônio cultural e ancestral, legislação nacional que afete os direitos dos Povos Indígenas, debates públicos, alfabetização em língua materna e consulta livre, prévia e informada. Conteúdos em línguas Indígenas serão extremamen valorizados.
  6. Fortalecimento da organização comunitária Indígena a partir de um enfoque inclusivo (mulheres, jovens e outros gêneros) para reivindicar o direito à comunicação comunitária Indígena. 
  7. Infraestruturas de redes intranet ou instalação de internet de banda larga nas emissoras.
  8. Murais comunitários e projetos audiovisuais e fotográficos focados nos direitos dos Povos Indígenas, direitos das mulheres e jovens, mudança climática, cultura e línguas Indígenas.

Os projetos serão selecionados com base em sua base comunitária, criatividade, autossustentabilidade, visão e trabalho em relação aos direitos e cultura Indígenas. Será dada preferência a mídias comunitárias que produzam e veiculem conteúdos em línguas Indígenas e que estimulem a participação de diversos setores, especialmente mulheres, outros gêneros e jovens.
 

Documentos a serem baixados para a inscrição:

Português

Orientações para a chamada 2023 PDF 
Formulário de Proposta Word
Formulário de orçamento Excel

Espanhol

Bases de  la convocatoria 2023 PDF 
Formulario de propuesta Word
Formulario de presupuesto Excel

Francês

Lignes directrices de l'appel 2023 PDF 
Formulaire de demande Word
Formulaire de budget Excel

Inglês

2023 Call Guidelines PDF 
Application proposal form Word
Budget form Excel

 

 

Foto: Central Asháninka del Río ENE, Peru, parceiro do Fundo de Mídias Comunitárias Indígenas da Cultural Survival.