Skip to main content

CHAMADA DE JOVENS INDÍGENAS DEFENSORES DA TERRA E DA VIDA

Prazo para inscrição: 28 de abril de 2023


A Cultural Survival tem defendido os direitos dos Povos Indígenas e apoiado a autodeterminação, cultura e resiliência política das comunidades Indígenas desde 1972.

 

O Projeto de Bolsas de Jovens Indígenas da Cultural Survival, foi criado para apoiar jovens líderes Indígenas entre 17 e 28 anos na criação e disseminação de conhecimento por meio de formas criativas e pensamento crítico. É uma oportunidade para desenvolver capacidades em direitos Indígenas, línguas Indígenas, culturas e conhecimento tradicional. Os bolsistas trabalham para representar as vozes de suas comunidades e trazer a consciência das questões locais em conversas globais por meio de seus projetos propostos, ao mesmo tempo em que fortalecem suas identidades culturais e liderança.

O PROBLEMA

Os minerais de transição como níquel, lítio, cobalto e cobre são essenciais para o desenvolvimento de uma economia verde e de baixo carbono. A crescente dependência da tecnologia de baterias, especialmente para veículos elétricos, requer um suprimento muito maior destes minerais. A demanda por minerais de transição está se disparando e a necessidade de aumentar a mineração ameaça os direitos e territórios Indígenas. Uma Transição Justa para uma economia verde não pode acontecer sem que os governos e empresas respeitem, protejam e cumpram os direitos dos Povos Indígenas consagrados na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, incluindo o direito ao Consentimento Livre, Prévio e Informado. 

A transição para a energia renovável deve ser justa, equitativa e acompanhada por uma transformação simultânea longe da mineração irresponsável de práticas como atualmente praticam as indústrias extrativas.

BOLSAS PARA JOVENS INDÍGENAS

Países e regiões elegíveis: México, Brasil, Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Panamá, Venezuela, Estados Unidos (incluindo territórios não incorporados dos EUA de Samoa, Guam, Ilhas Marianas do Norte, Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas), Canadá, Austrália, RDC, Uganda, Indonésia, Suécia, Finlândia, Groenlândia e Noruega.

Prazo para inscrição: 28 de abril de 2023

Valor: Pagamento único entre US$ 2.500 e US$ 6.000

Os Indigenous Youth Fellows são indivíduos ou grupos de jovens dispostos a agir em resposta à ameaça de atividades de mineração irresponsáveis ​​e prejudiciais em suas comunidades ou para aumentar a consciência sobre a necessidade de mais economias circulares que impactem positivamente os meios de subsistência das comunidades Indígenas, o meio ambiente e diversidade biológica. O valor disponível para cada bolsa é entre $ 2.500 - 6.000 USD. Espera-se que os projetos de bolsas propostos sejam concluídos dentro de 6 a 8 meses e devem demonstrar como estão promovendo liderança juvenil e resultados positivos para suas comunidades.

QUEM PODE APLICAR

  • Indivíduos: Jovens Indígenas de 17 a 28 anos; ou Coletivo: Grupo de jovens Indígenas de 17 a 28 anos.
  • Residentes do México, Brasil, Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Panamá, Estados Unidos, Canadá, Austrália, RDC, Uganda, Venezuela, Indonésia, Suécia, Finlândia, Groenlândia e Noruega.
  • Deverão ter acesso à internet e outras formas de comunicação para colaborar criativamente com outros bolsistas da equipe de CS e poder participar de videoconferências.
  • Os bolsistas anteriores da Cultural Survival não são elegíveis para se inscrever.

TEMAS

  • Defensa de la tierra y el territorio
  • O direito ao Consentimiento Libre, Previo e Informado e sua implementação
  • Compromisso empresarial e promoção de políticas
  • Direitos Indígenas e segurança
  • Proteção do meio ambiente e da biodiversidade
  • Economias circulares de baixo impacto
  • Acesso equitativo a serviços e transporte
  • Organização comunitária

ÁREAS DE TRABALHO

Serão aceitas propostas de projetos criativos nas seguintes categorias:

  • Defesa: campanhas e mensagens.
  • Escritura: jornalismo, narração de histórias, reportagem investigativa, pesquisa comunitária, artigos.
  • Desenvolvimento de capacidades: capacitações e talleres, reuniões e intercâmbios.
  • Mídia e artes: audiovisuais, fotografia, cinema, documentais, rádio, podcasts, ilustrações gráficas, murais e pinturas.
     

 

Data limite 28 DE ABRIL DE 2023

Para mais informações, entre em contato com Youth-jovenes@cs.org

Valorizamos muito a participação e inclusão de mulheres e outros gêneros com representação minoritaria.