Pasar al contenido principal

Conheça nosso segundo grupo de bolsistas em 2023!

A Bolsa para Jovens Indígenas da Cultural Survival apoia jovens líderes Indígenas com idades entre 17 e 28 anos que estão trabalhando em transformar suas comunidades e criar oportunidades para a elevação, defesa e fortalecimento de suas culturas e tradições, ao mesmo tempo em que desenvolvem suas habilidades de liderança, organização e gestão. Desde 2018, concedemos 111 bolsas apoiando 215 bolsistas.

Os projetos de bolsas centram-se na revitalização da língua, na proteção da terra, dos meios de comunicação e da arte, e no renascimento das tradições, entre outros tópicos que permitem aos bolsistas envolver mais pessoas na sua comunidade. O envolvimento e a participação dos jovens Indígenas são essenciais para a transferência de conhecimento intergeracional e a continuidade cultural, uma vez que os jovens de hoje são os futuros líderes das suas comunidades.

Convidamos você a conhecê-los! Saiba quem são, de onde vêm e quais são seus projetos para esse período.


img
Florentina Sri Dewi Wulan (Dayak Simpakng) da Indonésia
Área de Foco: Revitalização da Língua Indígena

Florentina Sri ‘Dewi’ Wulandar nasceu em Tahak, Indonésia. Localmente, ela é conhecida como Dewi, e seu nome local especial é "Ragak", que significa "aquela que tece cesta de vime". Em 2021, formou-se cum laude em História pelo IKIP Pontianak. Ela é escritora e usa essa habilidade para trazer à luz as histórias, o conhecimento e a sabedoria de sua cultura e do povo Dayak. Além disso, Dewi contribuiu para revistas acadêmicas, escrevendo artigos sobre temas que vão desde “A existência da geração jovem Dayak no esforço de conservação florestal na Regência de Ketapang” até “A tradição oral da comunidade Dayak Simpakng na gestão da pandemia. ” Ele agora ajuda sua irmã Dessy a lecionar em Arus Kualan, o centro informal de educação escolar tradicional, incentivando especificamente os jovens Dayak a escrever e registrar as histórias de seu povo.

Seu projeto de bolsa, “Revitalizando a língua Dayak Simpakng através do arquivamento do conhecimento tradicional na forma escrita: construindo uma ponte para o Patrimônio Cultural Sustentável''. Isto foi feito como uma forma real de continuar a manter o conhecimento da comunidade Dayak Simpakng, criando um arquivo por escrito.

img
Sociedade Juvenil Limi (Limi e Tamang) do Nepal
Área de Foco: Revitalização da Língua Indígena

A Limi Youth Society (LYS) é uma organização liderada por jovens dedicada a capacitar e preservar a identidade única da comunidade Limi. Desde a sua criação como clube juvenil em 2005, o LYS tornou-se uma força formidável para mudanças positivas, priorizando a colaboração colectiva e o desenvolvimento comunitário. A missão gira em torno da elevação da comunidade Limi, com ênfase especial na melhoria do desenvolvimento infantil e juvenil. A LYS tem imenso orgulho em valorizar os costumes e tradições Indígenas e trabalha ativamente para transmiti-los às gerações futuras.

O projeto de bolsa intitulado Voltando para Avançar Através da Língua, visa revitalizar a língua Limi e criar oportunidades para crianças e jovens aprenderem sua língua nativa em instituições educacionais. O projeto criará um dicionário digital, gravações de danças tradicionais e desenvolverá uma biblioteca eletrônica de questões Indígenas que destacará a história do povo Limi.

img

Organização Wechekeche Ka Itrofillmongen (Mapuche) do Chile
Área de foco: Defesa da Terra contra os Impactos Negativos da Transição para a Economia 'Verde'

Wechekeche Ka Itrofillmongen (Biodiversidade e Juventude) é uma organização que cria espaços seguros para os jovens Indígenas promoverem a sua diversidade cultural, direitos e expressarem as suas necessidades. É um grupo de jovens que trabalha para defender e promover os direitos da biodiversidade, capacitando os jovens Indígenas a crescer e aprender.

O seu projeto de bolsa intitulado Ti rüpu ingkakeleiñ itxofill mongen (o caminho da defesa da biodiversidade) procura fortalecer as capacidades dos membros do grupo através da realização de atividades e reuniões de caráter informativo e colaborativo, com o objetivo de tornar visíveis e defender/proteger o três territórios do novo modelo extrativista verde que promove estradas elétricas, portos de extração mineral e eletromobilidade pouco adaptados aos jovens em áreas urbanas.

img

Akecha Rosella (Tepeth) de Uganda
Área de Foco: Defesa da Terra contra os Impactos Negativos da Transição para a Economia 'Verde'

Rosella é assistente social de profissão, nascida e criada numa comunidade minoritária no distrito de Moroto. Sub-região de Karamoja, Uganda. Recentemente, ela se formou em desenvolvimento comunitário e justiça social pela Universidade Kyambogo. Ela é uma líder Indígena de coração, apoiando sua comunidade em diferentes capacidades, especialmente na área de defesa e defesa. Ela trabalhou numa organização da sociedade civil em Karamoja no apoio à promoção do projecto.

Seu projeto de bolsa intitulado Arise the Tepeth busca conscientizar sobre os direitos e a segurança das comunidades Indígenas e promover o acesso equitativo aos serviços, que são impactados pelas operações de mineração. Ela liderará vários workshops de capacitação sobre defesa de direitos e direitos dos Povos Indígenas, e conduzirá reuniões com autoridades Indígenas e líderes locais na defesa de questões que os afetam.

img

Ulu Films (Guna) do Panamá
Área de Foco: Proteção da Medicina Tradicional

Ulu films é um coletivo Indígena, da região de Guna Yala, no Panamá. É formada por diversos membros que atuam em diversas áreas profissionais, como: cinema, meio ambiente, artes visuais, design gráfico e educação, com grande foco no fortalecimento das tradições culturais e na preservação da natureza. Através dos meios audiovisuais são contadas as histórias dos Povos Indígenas, suas lutas, seus direitos, destacando a arte e as histórias de vida na perspectiva da comunidade Guna, sempre respeitando a narração da história a partir de sua própria língua.

O seu projecto de bolsa intitulado Sabgued, que significa “conservação” na língua Guna tem como objectivo realçar a importância da medicina tradicional tradicional, preservando, promovendo os saberes e práticas ancestrais, mantendo assim vivo o património cultural da comunidade. Contará com oficinas de medicina tradicional, exposições de arte, documentários, criação de material audiovisual educativo através do uso de tecnologias como QR.

img

Bielka Griseylda Miguel Feliciano (Mayanga) da Nicarágua
Área de Foco: Revitalização das Línguas Indígenas

Bielka é uma jovem Indígena Mayangna da Nicarágua que está cursando estudos universitários em Engenharia e Ciência da Computação. Ela é uma jovem determinada e focada no desenvolvimento de tecnologias que despertem o interesse de mais jovens Indígenas na preservação de sua cultura e línguas.

Seu projeto de bolsa intitulado Tradução de Software busca desenvolver um aplicativo de tradução do inglês e do espanhol para o idioma nativo Panamahka com suas três variantes e o misquito. Fellow também implementará uma extensão para o navegador Chrome para facilitar a tradução em dispositivos móveis. O processo colaborará com as comunidades Indígenas, aspirando à revitalização da sua língua e cultura nativas entre os jovens Indígenas e as gerações futuras.

img

Ayoo Goretty (Tepeth) de Uganda
Área de Foco: Defesa da Terra contra os Impactos Negativos da Transição para a Economia 'Verde'

Ayoo pertence à tribo Indígena conhecida como Tepeth, no distrito de Moroto, em Uganda. A linguagem deles é chamada de "Soo". Ayoo é uma jovem defensora e defensora do desenvolvimento comunitário, com experiência em trabalhar com comunidades Indígenas. Ayoo é uma defensora que mobilizou pessoas da sua comunidade na defesa do seu território.

Seu projeto de bolsa intitulado Fortalecimento da capacidade juvenil e defesa do defensor da vida terrestre, busca capacitar os jovens Indígenas em Katikeile, oferecendo oficinas de treinamento sobre defesa da terra, proteção ambiental e desenvolvimento sustentável. O objetivo é fortalecer a capacidade dos jovens Indígenas em nível local para promover a auto-resiliência.

img

Estefania Grefa (Kichwa) do Equador
Área de foco: Liderança e Empreendedorismo

Estefanía Grefa Sarango é mulher Kichwa e mora na comunidade de Unión Base, sede da organização regional amazônica da Confederação das Nacionalidades Indígenas da Amazônia Equatoriana (CONFENIAE), localizada na província de Pastaza, Equador. Tem experiência e estudos em turismo, meio ambiente, gastronomia ancestral e comunicação social comunitária.

Seu projeto de bolsa intitulado Reflorestamento e Uso do Fruto da Palmeira Ungurahua, busca preservar as práticas tradicionais e a conexão cultural do fruto Ungurahua, onde ele reflorestará o fruto em áreas vulneráveis. Também realizará mingas (encontro comunitário) para o reflorestamento do fruto da palmeira e realizará oficinas sobre o uso do fruto como contribuição nutricional e seu impacto na bioeconomia circular e sua relevância para a comunidade.
 

img

Carla Jarraira (Macuxi) do Brasil
Área de foco: Liderança e Empreendedorismo

Estudante de Direito pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e membro da comunidade Indígena Bismark, Região Raposa. Ela também faz parte do movimento Você pelo Nosso Planeta na América Latina/Caribe.

O projeto Komannîto`eseru (Cultura Macuxi) visa fortalecer a nossa segunda luta, que é a nossa língua materna e a nossa cultura. Serão realizadas diversas oficinas de capacitação, promovendo assim o fortalecimento da cultura iIndígena Macuxi, por meio da capacitação prática de conhecimentos tradicionais e proporcionarão alternativas de geração de renda através do empreendedorismo para jovens Indígenas da região da Raposa.

img

Pedro Luis Carballo (Yurakare) da Bolívia
Área de Foco: Revitalização das Línguas Indígenas

Pedro Carballo nasceu na comunidade Puerto Victoria Yurakaré, no Trópico de Cochabamba, Bolívia. De 2019 a 2022, por meio do projeto “Mobilização e empoderamento de jovens e adolescentes em comunidades Indígenas” financiado pelo UNICEF e pela Fundação Samma, treinei como ator de teatro e cinema durante três anos. Formou-se como repórter comunitário graças ao apoio de instituições, o que lhe abriu as portas para divulgar a importância da voz da juventude Indígena nas rádios e na mídia local da região trópica de Cochabamba.

O Projeto Multimídia Yurakaré tem como objetivo coletar conhecimentos ancestrais dos mais sábios falantes do TIPNIS e mobilizar um grupo de jovens para a criação de conteúdos audiovisuais com o objetivo de disseminar esse conhecimento para mais pessoas.

img

Free Borsey (Lummi) dos EUA
Área de Foco: Proteção da Medicina Tradicional

Free Borsey, tradicionalmente chamado de Tsuxwilum, é Lhaq'temish da Nação Lummi e descende das Primeiras Nações We Wai Kai de Cape Mudge BC. Free é membro do Podcast Juvenil e Indígena (YAI) que usa sua plataforma para informar seu público sobre Indigeneidade, questões climáticas, questões Indígenas do passado e do presente para educar o público em geral sobre como é ser Indígena.

Free e a equipe YAI realizarão o projeto intitulado “Plantas”, uma série de podcasts focada na culminação do conhecimento ecológico tradicional, na fitoterapia/artesanato selvagem e no importante papel que as plantas desempenham em nosso ecossistema. Este projeto visa promover a colheita segura, medicamentos e alimentos tradicionais, bem como educar sobre a importância das plantas no nosso dia a dia.

img

Gloria Dzib (Maya) do México
Área de Foco: Revitalização das Línguas Indígenas

Professora Indígena de Educação Primária, na comunidade de Kanxoc, Valladolid, Yucatán. Graduado em Educação Primária Intercultural Bilíngue, formado pela Escola Normal Juan de Dios Rodríguez Heredia. Iniciou-se a criação de Objetos Virtuais de Aprendizagem (ODAS) bilíngues, com o objetivo de contar com recursos multimídia na língua maia, que possam ser compartilhados entre professores e pais. A iniciativa surgiu para criar a página web e social Túumben Chúunul, como espaço de armazenamento dos diversos materiais digitais elaborados através de temas sociolinguísticos.

O projeto de bolsa intitulado Túumben Chúunul (que significa novo começo em maia), criará um espaço de aprendizagem virtual bilíngue para promover a língua maia e construir a apropriação da língua. O espaço será interativo e com recursos digitais acessíveis, de forma a criar um espaço comunitário de partilha e troca. Ela também espera que este projeto fortaleça o espaço ODAS.

img

Carmen Alicia Jansasoy (Inga) da Colômbia
Área de Foco: Revitalização da Língua Indígena

Carmen Alicia Jansasoy nasceu em Santiago Putumayo, Colômbia, e pertence à comunidade Indígena Inga. É filha de mãe artesã e pai músico, que dedicaram seu trabalho às lavouras e às artes. Isto proporcionou um ambiente familiar de pertencimento e compromisso em promover a harmonia entre arte e cultura, a fim de tornar visíveis os interesses da comunidade. Atualmente estuda Pedagogia na Escola Normal Superior de Putumayo.

O seu projeto de bolsa, intitulado Fortalecimento da Língua Materna (Inga) nas Crianças e Jovens, visa revitalizar e promover a língua e a cultura Inga através de oficinas de teatro e organizar encontros comunitários com os mais velhos, detentores de conhecimento e autoridades tradicionais para trocarem os seus conhecimentos com as gerações mais jovens. .

img

Martha Rodríguez (Piapoco) da Venezuela
Área foco: Processos de Liderança e Empreendedorismo

Martha Rodrigquez nasceu em Puerto Ayacucho e pertence ao Povo Indígena Piapoco. Ele mora em San José de Galipero, no estado do Amazonas, comunidade fundada há mais de 25 anos por seus avós. Rodríguez é um modelo e uma líder natural para as crianças de sua comunidade. Ela é professora na escola primária local.

Ela também é uma estudante universitária comprometida com seu povo e principalmente com as mulheres de sua comunidade, está sempre disposta a buscar e aplicar todas as iniciativas que levem ao seu empoderamento.

O objetivo do seu projeto, denominado “Fortalecimento das capacidades de autosustentabilidade”, é capacitar as mulheres para assimilar o artesanato como meio alternativo de autossustentação familiar e comunitária, concluindo com uma feira de demonstração de artesanato na Cidade de Ayacucho.

img

Gleydimar Caribán Rodríguez (Piapoco) da Venezuela
Área de Foco: Defesa da Terra contra os Impactos Negativos da Transição para a Economia 'Verde'

Gleydimar Caribán Rodrigquez, Piapoco, é natural da comunidade Betel de Picatonal, no estado do Amazonas, na Venezuela. María Teresa del Toro, da comunidade de Picatonal, estudou na UE. A sua comunidade foi muito afetada pelas operações mineiras, que danificaram a biodiversidade e o ecossistema onde os seus avós cresceram. Ela quer defender a conservação ambiental para as crianças e as gerações futuras.

Seu projeto de bolsa, intitulado “Formação de mulheres Indígenas em proteção ambiental e da biodiversidade”, visa conscientizar os membros da comunidade sobre um ambiente de livre exploração dos recursos naturais, especialmente a mineração, e promover um uso saudável e harmonioso dos recursos naturais, treinar jovens e mulheres Indígenas na agricultura tradicional, caça e pesca para proteger a biodiversidade.

img

Kuenan Felix Medeiros (Ticuna/Tarian) do Brasil
Área de Foco: Recuperação da Cosmologia Ancestral

Kuenan Felix Medeiros é do povo Tikuna do Alto Solimões por mãe, e do povo Tarian do Alto Negro por pai. Atualmente trabalha como artista Indígena, ativista, modelo e comunicadora na Rede COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira) e também na rede Makira Éta (Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas). Além disso, faz parte da coordenação executiva do coletivo Miriã Mahsã, que é o primeiro Coletivo Indígena LGBTQIA+ do Amazonas ao mundo.

img

Érika Marcelino Coelho, Lucas Martins Pereira, e Richasliny Helena Oliveira (Arana Caboclo/Quilombola) do Brasil
Érika Marcelino Coelho, Lucas Martins Pereira, e Richasliny Helena Oliveira são um grupo de três jovens de raízes Indígenas Arana Caboclo e Quilombola que são líderes de suas comunidades que defendem a defesa e proteção de suas comunidades que estão sendo impactados pela extração de Lítio. Onde resistiram à exploração dos recursos naturais. Este é um grupo diversificado de jovens que defendem a autodeterminação do seu povo e criam capacidades para terem mais acesso aos recursos básicos.

Os bolsistas desenvolverão uma série de oficinas criativas, bem como a gestão de espaços de diálogo que permitam capacitar jovens para lutar em suas comunidades. Além disso, promover conhecimentos importantes sobre as plantas medicinais endêmicas da região e incentivar a reprodução e herança desse conhecimento às gerações futuras.

img

Thaís Sarmento Fernandes (Dessana) do Brasil
Área de Foco: Liderança de Mulheres Indígenas

Thaís Sarmento Fernandes é natural da cidade de Dessana, no estado brasileiro do Amazonas. É formada em Serviço Social e atualmente cursa mestrado em Antropologia Social na cidade de Manaus/AM. Membro do Coletivo Miriã, Coordenação Mahsã dos Povos Indígenas LGBTQIA+ da Amazônia e Coordenador do Departamento de Juventude Indígena da Rede Makira Éta. Dentro de seus estudos, o ativismo atua na linha de defesa dos direitos e acolhimento da Juventude Indígena e LGBTQIA+.

Seu projeto, Povos Indígenas LBGTTIQ+ e seu livre direito à cultura e expressão de gênero, trata da expressão da identidade de gênero e da sexualidade indígena, por meio do desenvolvimento de atividades que contribuam para a informação, defesa e combate à violação dos direitos humanos e à livre expressão de identidade de gênero e sexualidade, por meio de oficinas artísticas, formação política e incentivos criativos, promovendo e consolidando espaços de protagonismo e empoderamento desse público-alvo.

img

Ixel Imalzith Zelaya (Miskitu) da Nicarágua
Área de Foco: Liderança de Mulheres Indígenas

Ixel Imalzith Zelayal é uma garota misquita de 24 anos. Ela é defensora e ativista Indígena e ambiental, cursando Direito. Possui mais de 5 anos de experiência na área de ativismo comunitário e juvenil, trabalhando durante vários anos na Associação de Jovens Indígenas Moskitia (AJIM), dedicou sua carreira à defesa e promoção dos direitos das comunidades Indígenas na Costa do Caribe. da Nicarágua.

Seu projeto de bolsa intitulado “Construindo Futuros: Liderança de Jovens Indígenas e Mulheres em Ação” busca influenciar a construção de lideranças jovens, principalmente mulheres, em sua comunidade para ter acesso à educação, reduzir desigualdades e discriminação.

img
Catalina Vergara Realpe (Nasa) da Colômbia

Área de Foco: Revitalização da Língua Indígena

Catalina Vergara Realpe, Nasa, nasceu na pitoresca cidade de Cali, localizada no belo Valle del Cauca, na Colômbia. No entanto, ele cresceu a maior parte de sua infância em terras do Equador, onde hoje reside na Reserva Indígena Paniquita, na Colômbia. Ela tem um espírito realista profundamente ligado às terras e aos sistemas hídricos do planeta, o que a guiou a tornar-se uma líder na defesa dos direitos da juventude Indígena.

Seu projeto de bolsa de estudos para jovens intitulado Ukwesx Laakwe Piyaka Naywe (que significa Fortalecer Nasa Yuwe através da Brincadeira) desenvolverá uma sementeira linguística para fortalecer a língua Nasa Yuwe por meio de atividades lúdicas com crianças e jovens para fortalecer sua identidade cultural e a língua Nasa.

img

Maritha Thaises (San) da Namíbia
Área de Foco: Liderança de Mulheres Indígenas

Martiha Thaises nasceu em um pequeno vilarejo nos arredores de Grootfontein, pertence ao povo San, caçadores e coletores, e gosta de ler e cantar. Ela foi selecionada para participar de debates nacionais de inglês, representando sua escola.

Seu projeto de bolsa intitulado “Direitos Humanos” trata da capacitação em direitos humanos dos Povos Indígenas por meio do teatro, da criação de conteúdos audiovisuais relacionados aos direitos e da realização de debates em grupo com jovens e lideranças comunitárias.