Skip to main content

Convocatória Aberta para Jovens Indígenas Agentes de Mudança 

Prazo: 30 de novembro de 2023
Valor da bolsa: de 2.500 a 6.000 USD

Cultural Survival é uma ONG que defende os direitos dos Povos Indígenas e apoia a autodeterminação, as culturas e a resiliência política das comunidades Indígenas desde 1972.

O Projeto de Bolsas para Jovens Indígenas da Cultural Survival foi criado para apoiar jovens líderes Indígenas de 17 a 28 anos na criação e difusão de conhecimento de maneira criativa e crítica. É uma oportunidade para desenvolver capacidades no campo dos direitos Indígenas, línguas, culturas e conhecimentos tradicionais. Os bolsistas trabalham para representar as vozes de suas comunidades e trazer para diálogos globais a conscientização sobre questões locais por meio de seus projetos, ao mesmo tempo em que fortalecem suas identidades culturais e liderança próprias.

Área de foco:

Atualmente, o mundo está imerso nos desafios de mitigar os impactos da exploração dos recursos naturais, que afetam o bem-estar do planeta. A procura por minerais de transição (níquel, lítio, cobalto e cobre), relacionados à produção de veículos elétricos, turbinas eólicas e painéis solares, disparou devido à procura de energia renovável para uma economia verde e de baixa emissão de carbono. O campo da economia verde vê isto como uma solução para a mudança climática, argumentando que estas tecnologias de geração de energia possuem baixa emissão de carbono.

No entanto, esses minerais são encontrados principalmente nos territórios Indígenas ou próximos a eles e sua extração está muitas vezes ligada à violação dos direitos dos Povos Indígenas. Além disso, os biomas e ambientes locais foram gravemente afetados por estas indústrias extrativistas, degradando os ecossistemas e exacerbando os desastres naturais causados ​​pelas alterações climáticas com o desmatamento, a erosão e a contaminação da água e da terra devido à infiltração de produtos químicos tóxicos no solo.

Estes fatores, a extração de minerais de transição e os desastres naturais resultantes das alterações climáticas, afetam diretamente as comunidades Indígenas ao redor do mundo. O propósito desta convocatória é incentivar projetos de jovens Indígenas que respondam a essas temáticas e fomentar ações que neutralizem ou mitiguem esses fenômenos.

Informações gerais

Quem pode se inscrever?

  • Jovens Indígenas entre 17 e 28 anos; a aplicação pode ser individual ou coletiva.
  • Residentes dos Estados Unidos, Canadá, México, América Central, Panamá, América do Sul, Nepal, Bangladesh, Índia, RDC, Uganda, Quênia, Nigéria, Mali, Namíbia, Botsuana, Zimbábue, África do Sul, Taiwan, Indonésia, Filipinas, Papua Nova Guiné, Suécia, Finlândia, Groenlândia e Noruega.
  • Aqueles que têm acesso à Internet e outros meios de comunicação, de modo com que possam colaborar criativamente com outros bolsistas, com a equipe de Cultural Survival e participar de videoconferências.
  • Valorizamos muito a participação e inclusão de mulheres e de outros gêneros sub-representados (pessoas trans, pessoas não binárias, dois espíritos ou espíritos duplos - Two-Spirit, e todos aqueles que estão marginalizados socialmente pela sua identidade de gênero).
  • Aqueles que receberam uma bolsa de Cultural Survival anteriormente não terão prioridade neste processo seletivo. 

Tipos de projeto:
Projetos comunitários, criativos e inovadores e que envolvam ações relacionadas a minerais de transição (níquel, lítio, cobalto e cobre) ou prevenção e resposta a desastres relacionados com alterações climáticas, soluções para a mudança climática, manejo da terra e meios de subsistência.*

  • Defesa: campanha, defesa, lobismo e estratégias proativas.
  • Redação: jornalismo, contação de histórias, reportagem investigativa, pesquisa comunitária, produção de artigos.
  • Desenvolvimento de capacidades: treinamentos e oficinas; encontros e trocas.
  • Mídias e artes: audiovisuais, fotografia, cinema, documentários, rádio, podcasts, ilustrações gráficas, murais e pinturas.
  • Inovação tecnológica: desenvolvimento de tecnologias alternativas que não prejudiquem o meio ambiente ou que fortaleçam as ações de proteção ambiental das comunidades sem alterar as tradições Indígenas.

*A saúde das terras Indígenas, incluindo as florestas e rios que nelas se encontram, é parte integrante dos meios de subsistência Indígenas. A capacidade dos Povos Indígenas de manterem os seus meios de subsistência e economias tradicionais - colher alimentos, pescar, caçar, criar abelhas animais e recolher materiais para habitação, artesanato, vestuário e cerimônias - tudo depende do acesso ininterrupto às suas terras; Por isso, incluímos meios de subsistência em nossa concepção sobre a terra.

Processo de inscrição encerrado:

  1. Os jovens Indígenas interessados ​​em participar desta chamada deverão preencher um formulário com informações gerais sobre a proposta do projeto e seus participantes. 
  2. A equipe da Cultural Survival fará uma primeira análise e convidará alguns dos  candidatos para a segunda fase do processo, que consiste em apresentar uma proposta completa e detalhada do projeto, incluindo o seu orçamento.
  3. Haverá uma terceira e última etapa onde serão realizadas entrevistas com os candidatos considerados.
  4. Durante a primeira fase de análise das candidaturas, os candidatos não selecionados serão notificados no prazo de até três meses. Na segunda fase de análise das propostas completas dos projetos, os candidatos não selecionados serão notificados no prazo de três meses.
  5. A concessão da bolsa para os aprovados levará até 6 meses.

Informações gerais:

Sendo uma chamada global, recebemos muitas e diversas candidaturas, às quais lemos com muita atenção. Pedimos sua paciência e compreensão no processo. Em caso de dúvidas, você pode escrever para capacity@culturalsurvival.org.

Informações gerais

In English.
En español.
En français.