Skip to main content

QUEM SOMOS?

A Cultural Survival defende os Direitos dos Povos Indígenas e apoia a autodeterminação e a resiliência política e cultural dos Povos Indígenas desde 1972. Trabalhamos por um futuro que respeita e honra os direitos e as dinâmicas culturais inerentes aos Povos Indígenas, que estão profundamente interligados com seus territórios, línguas, tradições espirituais e expressões artísticas, enraizadas na autodeterminação e autogoverno. O Fundo Guardiões da Terra busca responder às necessidades e soluções locais dos Povos Indígenas. O Fundo também  apoia projetos de desenvolvimento indígena de grupos indígenas emergentes, em processo de retomada, e de base, principalmente grupos que não tem outra fonte de financiamento para seus  projetos. Nosso Fundo é liderado por indígenas, os projetos são aprovados coletivamente por um comitê interno também formado por indígenas de povos diversos.


SOMOS GUIADOS POR

A Cultural Survival orienta seu trabalho pelos valores de autodeterminação, cosmovisões indígenas, de confiança mútua, humildade, interculturalismo e vida comunitária, bem como sob os princípios de respeito, equidade, solidariedade e responsabilidade. No nível de projeto, a Cultural Survival valoriza projetos coletivos que são administrados por e para o benefício de toda a comunidade. Os projetos devem ser elaborados e administrados por membros indígenas da comunidade à qual o projeto servirá, identificando e levando em conta os valores da comunidade. Valorizamos abordagens estratégicas e inovadoras para o desenvolvimento comunitário com base nos valores indígenas; colaboração com os outros para o bem de toda a comunidade; e o desenvolvimento de capacidades estratégicas com resultados específicos. Por exemplo, se você está documentando uma língua, música ou dança tradicional, por que isso é importante para a comunidade? e, como a documentação será usada? O objetivo final não deve ser apenas a produção de material documental, mas responder como a documentação será utilizada para promover a continuidade da tradição, das práticas e do desenvolvimento na comunidade.


ÁREAS DE INTERESSE

Os candidatos devem se sentir à vontade para propor projetos sobre qualquer tópico que seja importante para sua comunidade (consulte as informações gerais para outros tópicos). De especial interesse para a chamada 2021 são os projetos focados nos seguintes temas e suas interseções: Proteção e recuperação da Mãe Terra e da biodiversidade; mitigação das mudanças climáticas; liderança de mulheres e jovens indígenas; sistemas alimentares; projetos de longo prazo em resposta à emergência pela Covid-19 em todos os seus aspectos: saúde da comunidade, alimentação e soberania econômica, etc.

NOTA: Para projetos de rádio comunitária e comunicação indígena, consulte nosso Fundo de Mídia Comunitária Indígena.
 

ABORDAGEM GEOGRÁFICA E VISITAS À COMUNIDADE

Como parte de nosso processo de doações, a Cultural Survival valoriza profundamente a construção de relacionamentos, interação pessoal e relacionamentos com os destinatários de nossos fundos. Por esse motivo, procuramos visitar pessoalmente a maioria dos projetos que financiamos. Para facilitar estas visitas, temos preferência por propostas em países que se encontrem na proximidade geográfica do nosso staff. Devido à pandemia Covid-19, as visitas à comunidade foram suspensas; durante o ano, o desenvolvimento da pandemia e as condições locais serão avaliadas para retomá-las. Para possíveis visitas, solicitamos que considere a situação atual da pandemia para o desenvolvimento de sua proposta de projeto, considerando as medidas sanitárias necessárias, prazos e possíveis retrocessos relacionados.

O fundo Guardiões da Terra está aberto para receber propostas de qualquer país onde haja presença de comunidades indígenas; no entanto, daremos ligeira preferência a:

  • As Américas (Norte, Central e Sul)
  • Nepal e norte da Índia
  • Botswana, Namíbia e África do Sul

 

REQUISITOS PARA APLICAR

  • Ser um projeto liderado por indígenas
  • Ser uma comunidade, organização, associação ou governança indígena de base sem fins lucrativos, com tomada de decisão coletiva
  • Ter uma conta bancária em nome de sua organização ou ter um contrato existente com um fiscal, contador ou assistência jurídica. (Para comunidades independentes indígenas, entre em contato conosco para comentar sobre sua situação)

 

MONTANTE PARA FINANCIAR

Os valores do subsídio, que podem ser renováveis, variam de $500 dólares americanos a um máximo de $5.000 (cinco mil) dólares americanos O fundo pretende ser um trampolim que possibilite as atividades iniciais do projeto que podem levar à sustentabilidade e à autossuficiência. Tendo concluído e apresentado o relatório de sucesso de um primeiro projeto, será possível se inscrever novamente com um orçamento de até $10.000 (dez mil) dólares americanos. A Cultural Survival busca estabelecer relacionamentos de longo prazo com nossos parceiros, e nosso desejo é que esse relacionamento cresça.
 

NÃO DAMOS FUNDOS PARA AS SEGUINTES ATIVIDADES:

  • Projetos que não se originam em comunidades ou organizações indígenas ou que não são liderados por povos indígenas
  • Campanhas políticas
  • Projetos missionários ou de proselitismo
  • Taxas de inscrição em conferências o congressos 
  • Trabalho de um indivíduo
  • Pesquisa acadêmica
     

COMO INSCREVER-SE AO FUNDO:

Deverão preencher o questionário neste link e ao final anexar o conceito do projeto em formato de texto, vídeo ou áudio. Aceitamos conceitos de projeto de 1 de fevereiro a 2 de março de 2021 em espanhol, inglês, português, ayuujk, maya K'iche, kaqchikel e poqomam, sunuwar, afrikaans, nepali, francês ou russo. Limite sua inscrição a 2 páginas escritas ou três minutos de áudio ou vídeo. O conceito do projeto deve responder a todas as questões listadas abaixo. Prazo 2 de março de 2021.

 

FORMATO PARA O CONCEITO DE PROJETO:

Responda brevemente às seguintes perguntas:

  • Quem são eles e qual é o seu papel no projeto?
  • A quais povos indígenas, nação, grupo étnico, tribo ou cultura o projeto atende e onde será realizado?
  • O que querem fazer? Durante quanto tempo? Quanto custa?
  • Quem apoiará o trabalho que desejam realizar? (descreva o apoio de membros da comunidade, fundações, parceiros e outros)

A partir dos Conceitos de Projeto que recebemos, os candidatos mais fortes serão convidados a enviar uma proposta de projeto completa para avaliação e seleção final.

Convocatoria 2021 cerrada

 

Questões? Contate-nos em funds@cs.org e pelo telefone +1 617-441-5400 ramal 75.